Para Hauly, crescimento de Londrina reflete o potencial do Norte
- Folha de Londrina
- 9 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
O deputado federal diz se sentir feliz por ter contribuído com o desenvolvimento do município e da região

Oitavo filho dos pioneiros Jamile e Salomão Hauly, que aqui chegaram em 1933, e irmão de Nágila (a primeira criança registrada em um cartório da cidade), Luiz Carlos Hauly considera o grande crescimento de Londrina, e das outras cidades criadas pela companhia Melhoramentos, em apenas 90 anos, como prova da excelente qualidade da mão de obra e do empreendedorismo dos pioneiros que souberam potencializar as riquezas das terras vermelhas (roxas) da região. “Esse é um caso único e bem-sucedido de reforma agrária com colonização e urbanização, num período recorde como nunca antes ocorreu em nenhuma outra região do mundo”, afirma.
Com 74 anos e há 37 anos servindo Londrina, Hauly se considera honrado e feliz por ter participado do desenvolvimento da cidade e da região. Vereador e prefeito de Cambé, duas vezes secretário da Fazenda do Paraná e cumprindo seu 8° mandato de deputado federal, Hauly diz ter participado de momentos históricos e decisivos, além de ter caminhado ao lado dos ex-prefeitos José Richa, Wilson Moreira e Dalton Paranaguá, do senador e ex-governador Alvaro Dias, Hélio Duque, Olivir Gabardo, Osvaldo Macedo, José Tavares, Roberto Conceição, Francisco Deliberador, Daniel Pelisson, Eurides Moura e tantos outros líderes que ajudaram no desenvolvimento de Londrina e região.
Como secretário da Fazenda do Paraná, a pedido do governador Alvaro Dias, Hauly assinou a lei que instituiu a gratuidade do ensino na UEL, UEM, UEPG e outras instituições, beneficiando milhares de estudantes nesses 37 anos. Hauly também foi o responsável pelo repasse para a execução do grande projeto de saneamento e captação de água do Rio Tibagi, garantindo o abastecimento de Londrina e de Cambé; a duplicação da rodovia Ibiporã-Londrina a Maringá, acesso asfaltado a todos distritos, construção dos Hospitais da Zona Norte, Zona Sul, Tamarana, Hospital de Clínicas e do Hemocentro.
Já no governo Beto Richa, também como secretário da Fazenda, ele foi o responsável pela liberação dos recursos de duplicação do trecho urbano da PR445, da ampliação do Projeto Tibagi e também da reconstrução do Cine Teatro Ouro Verde. “Como deputado federal, temos centenas de contribuições em obras e serviços em benefício do povo de Londrina e das cidades da região”, conclui Hauly.
Fonte: Folha de Londrina
Comentários