Família Hauly comemora 90 anos de pioneirismo
- Hauly 1920
- 10 de dez. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 18 de dez. de 2023
Em 1933, Salomão, a sua esposa Jamile e o primogênito Emil, chegaram à Londrina onde a mata reinava soberana desafiando a coragem e a determinação dos pioneiros. Após alguns meses, decidiram fixar residência na colônia que deu origem à cidade de Cambé, onde nasceram outros sete filhos do casal: Nagila, Jorge, Anwar, Aparecida, Henry, Eduardo, e por fim o caçula, Luiz Carlos, que para orgulho da família foi eleito vereador, prefeito e atualmente cumpre seu 8º mandato como deputado federal.
Mas, foi há quase 100 anos que Salomão iniciou sua venturosa viagem rumo ao Brasil. Com apenas 21 anos, despediu-se dos pais Helene e Georges Hauly (e dos demais familiares), e então deixou para sempre a sua terra natal, Kab Elias, no Líbano. Demorou 40 dias a viagem num navio a vapor até a chegada em Santos (SP).
Lutando contra todas as adversidades daquela terra inóspita, de mascate a comerciante estabelecido, Salomão viveu para ver esse Eldorado se formar e se desenvolver, deixando, como tantos outros pioneiros, um importante legado para seus filhos, netos e bisnetos.
E como está chegando o aniversário de Londrina, é sempre oportuno lembrar que Nagila, filha de Salomão e Jamile, foi a primeira criança a ser registrada oficialmente em um cartório de Londrina. Ou seja, tanto em Cambé como em Londrina, a família Hauly cravou o seu nome na história do pioneirismo do Norte do Paraná.




Comentários