CDL Cuiabá discute com lideranças os possíveis impactos da reforma tributária sobre o varejo
- CDL-MT -
- 26 de jul. de 2023
- 2 min de leitura

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) realizou na noite desta terça-feira (25.07), um debate sobre os “Possíveis Impactos da Reforma Tributária sobre o Varejo”, com a participação deputado federal Luiz Carlos Hauly. O evento no formato hibrido reuniu diversas lideranças, empresários de diversos ramos e diretores da CDL Cuiabá.
O deputado Hauly teve um papel de destaque no debate, fornecendo uma explanação detalhada sobre a trajetória do projeto da Reforma Tributária até sua aprovação na Câmara Federal no início do mês de julho. Durante sua apresentação, ele esclareceu os principais pontos do projeto e como as mudanças propostas poderiam impactar diretamente o setor varejista de Cuiabá e região.
Além disso, o deputado federal explicou sobre o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que é um novo imposto proposto na reforma tributária. Ele é a unificação de diversos impostos, como IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS, e cobra sobre o consumo de bens e serviços. Isto é, cada etapa da cadeia de produção paga o tributo referente ao valor adicionado ao serviço ou produto.
Após a importante participação do deputado, também explanou sobre o assunto o advogado tributarista, Dr. Alex Sandro Sarmento.
“Estamos em um momento importantíssimo em que temos que discutir sobre a reforma, pois ela impacta diretamente na economia como um todo e se a economia não cresce, a pobreza aumenta, empresas fecham, o que acarreta uma série de problemas. Tudo isso tem nos preocupado e por isso estamos buscando meios para minimizar ao máximo esses impactos na vida do empresário e do cidadão”, pontuou o presidente da CDL Cuiabá, Celio Fernandes.
Ao longo do debate, foram discutidos os possíveis cenários e desafios que o varejo enfrentaria caso a Reforma Tributária seja efetivamente implementada. Questões como a simplificação do sistema tributário, possível alteração das alíquotas de impostos, adaptação das empresas às novas regras e impactos nos preços ao consumidor foram abordadas pelas lideranças presentes.
A CDL Cuiabá, como organizadora do evento, reafirmou seu compromisso em representar os interesses do setor varejista e buscar soluções que promovam o crescimento econômico e a competitividade das empresas locais. Além disso, o debate ressaltou a relevância de um trabalho conjunto entre as entidades empresariais e os órgãos governamentais para aprimorar a proposta da Reforma Tributária e garantir um ambiente favorável aos negócios.
Ao final do evento, ficou evidente a necessidade de monitorar de perto a evolução da Reforma Tributária, levando em consideração os possíveis impactos no varejo e trabalhando de forma colaborativa para alcançar um sistema tributário mais justo, simples e eficiente.
Fonte: CDL Cuiabá




Comentários